terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nossa festa, Sua festa...FIOFÓ DA ONÇA





















FIOFÓ E SEU CUMEÇU.....
... O que é o "Fiofó da Onça"?
É uma festa junina/julina/agostina bem de interior, sem muita extravagância, sem muita firula, sem ensaio.
O princípio que a gente segue: "Festa a gente faz junto", de todo mundo para todo mundo, de nós para nós mesmos.
Uma festa sem dono, nem organizador. Cada um que chega contribui com sua parte para a diversão, que é outro princípio básico.
O importante no FIOFÓ é que cada um (à sua maneira) e todo mundo se divirta. Ninguém precisa se vestir assim ou assado, ninguém precisa saber "dançar a quadrilha".

... Desde quando acontece este evento?
- O primeiro FIOFÓ aconteceu no final de julho de 2004 (anexei os cartazes/convites. O primeiro FIOFÓ saiu no tranco...)

... Quem são os idealizadores?
Não há idealizadores a serem nominados. Nasceu da vontade de um grupo (pequeno, no começo) de fazer uma festa junina na rua, da qual as pessoas de Olhos d'Água pudessem participar (efetivamente), uma festa comum cujo objetivo era ter o que comer, o que beber e muito para se divertir, sobretudo pelo prazer de estar junto.
... Quais as principais atrações do evento?
Acho que a principal atração do FIOFÓ é a característica de pracinha de interior, quando todo mundo do lugar já terminou a lida do dia, jogou uma água no corpo e saiu de casa para encontrar os amigos, trocar um dedo de prosa, jogar conversa fora e se divertir. Nesse meio tempo, sempre aparece algum violeiro, algum contador de causo, algum catireiro que, lá pras tantas, depois de canjica e pipoca regadas por uns "golinhos", se juntam e começam a ter vontade de dançar. E começa a "quadria".
... Como o evento interage com a comunidade?
Acredito que pela falta de organização (aparente) - sem a característica de festa organizada/evento, sem "dono" - as pessoas da comunidade se sentem mais à vontade, mais integradas ao que está acontecendo. Parece-me que nós todos nos sentimos, realmente, participantes (não meramente convidados). E todo mundo se diverte (à sua maneira, como já disse).
... Como o evento trabalha o lado Cultural ?
Quando a gente se junta para começar a organizar os trabalhos de montagem da festa (haja trabalho!!), a gente vai conversando e trocando idéias sobre quem (da comunidade de Olhos d'Água) poderia/gostaria/estaria disponível para dar uma palhinha: violeiros, cantadores, contadores de causo e outros que, com seus trabalhos, traduzam esse traço cultural de interior goiano.

Deixe um recadinho com seu e-mail e avisaremos datas de nossas festas.
intééé

2 comentários:

  1. Nossa....adoro o Fiofó!!!
    Vou dançar até o dia "raiá". Oba!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa boa em encontrar essas boas lembranças dessa festa com era feita originalmente ...

    ResponderExcluir